Programa Criança Feliz é lançado oficialmente pela Prefeitura de Caraúbas do Piauí

A Prefeitura de Caraúbas do Piauí, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS, lançou oficialmente na noite desta segunda-feira (07), o Programa Criança Feliz (PCF). A solenidade de lançamento aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Caburé, vereadores, secretários municipais e sociedade civil.

A partir de agora, o município passa a fazer parte das ações à primeira infância, promovendo visitas, orientando as famílias a respeito das questões relacionadas à proteção, ao estimulo e a garantia da saúde. De imediato, a proposta é atender famílias da sede e dos povoados Rosário e Vermelha e consequentemente todo o munícipio, melhorando a qualidade de vida das crianças e gestantes pactuadas pelo programa.

O prefeito Caburé abriu os discursos e parabenizou a equipe da SEMAS pelo empenho e dedicação no planejamento e execução do programa. “Esse é mais um programa que irá possibilitar uma melhor promoção das políticas públicas sociais voltadas para as famílias em situações de vulnerabilidade, contribuindo para o desenvolvimento das nossas crianças e das gestantes de Caraúbas”, disse o prefeito.

A primeira dama e secretária de educação Patrícia Ribeiro, fez um discurso emocionante exaltando que a educação é à base do desenvolvimento de um município e pedindo a união de todos. “Para que esse programa seja um sucesso, precisamos da parceria de cada representante do Comitê Gestor, bem como da sociedade, para que possamos de alguma forma contribuir para que elas saiam dessa situação de indefensibilidade”, acrescentou a secretária.

O secretário de assistência social Adrião Portela, aproveitou a oportunidade para parabenizar e apresentar as visitadoras e destacou que a Prefeitura irá fazer de tudo para que este programa seja bem-sucedido e que alcance seus propósitos e objetivos. Ao final do evento, as crianças do SCFV realizaram uma apresentação cultural.

O Programa

O programa priorizará as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida.

O Programa irá acompanhar crianças de zero a três anos do Programa Bolsa Família (PBF) e as de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), incluindo as vítimas de microcefalia por zika vírus e as crianças afastadas do convívio familiar por medida protetiva.

A realização de visitas domiciliares, voltadas ao desenvolvimento integral das crianças, também é prevista dentre as ações. Além disso, o Criança Feliz busca a articulação desta oferta com os demais serviços socioassistenciais e as demais políticas públicas, visando ao atendimento das demandas identificadas por meio das visitas domiciliares e a integralidade na atenção às famílias.