Audiência Pública debate abastecimento de água em Caraúbas do Piauí

Com o objetivo de tratar sobre os problemas de abastecimento de água na cidade de Caraúbas do Piauí, a Prefeitura Municipal em parceria com Câmara Municipal realizou na manhã desta segunda-feira (27) uma Audiência Pública.

A iniciativa teve como finalidade debater com a população sobre a falta de água em alguns bairros e discutir sobre a qualidade da mesma. A promotora de justiça da Comarca de Buriti dos Lopes Dra. Francineide Sousa esteve presente, juntamente com o prefeito Cauré (PT).

O evento teve inicio por volta das 9h00 no auditório da Câmara Municipal e reuniu ainda vereadores, secretários municipais e diversos seguimentos da sociedade. Na ocasião, alguns moradores se manifestaram relatando que em algumas residências a agua chega às torneiras com uma cor amarelada.

A grande reivindicação dos moradores é melhorar a qualidade da agua, de forma que seja tratada e pronta para o consumo. Outro ponto discutido foi à questão do pagamento da taxa, tendo em vista que alguns moradores não pagam a taxa que gira em torno de R$ 17,00.

A vereadora Graça Mota frisou em sua fala que não paga a taxa enquanto a agua não tiver pronta para o consumo. Em sua fala a promotora recomendou que todos paguem a taxa para que o Departamento Municipal de Agua possa realizar as melhorias solicitadas, incluindo o tratamento.

Em sua fala, o prefeito Caburé enfatizou que o município está tomando todas as medidas cabíveis para resolver a falta de agua e realizar o tratamento. “Nós já solicitamos uma equipe da UFPI para realizar analises e nos dar um direcionamento de como fazer. Técnicos da Seplan já estiveram verificando nossos poços e estamos trabalhando em equipe para solucionar o problema”, disse o gestor.

Caburé frisou ainda que vereadores de oposição estão tentando inviabilizar a sua gestão, dificultando a aprovação de projetos importantes para o município. “Senhora promotora, aqui em Caraúbas tem um palanque politico armado, dificultando nosso trabalho. A hora de fazer politica é só a partir do momento que o TRE homologar as candidaturas, passou as eleições é o momento de nos unirmos e trabalhar pelo município.” Desabafou o prefeito.

A promotora acusou a gestão passada de cometer crime com as famílias do município. “O que fizeram com vocês foi crime, pois, nunca a gestão anterior tentou procurar soluções para resolver o caso. Essa água do jeito que estava poderia causar sérias doenças”, disse a promotora.

Ao final da audiência, uma equipe da prefeitura foi verificar na casa de um morador a veracidade de um litro de agua suja apresentado durante a audiência.

De acordo com o procurador do município Dr. Antonio Lima, o morador afirmou em audiência que aquela agua teria sido apanhada no dia de ontem, no entanto, ao chegar à residência, o morador confessou que a água teria sido apanhada a cerca de um mês.