Formatura do Proerd reúne mais de 150 alunos em Caraúbas do Piauí

Na tarde desta quinta-feira (24), o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou mais de 150 crianças no município de Caraúbas do Piaui. A solenidade foi realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e contou com a presença da Major Elisete Lima, coordenadora do Proed no estado.

O Programa é uma parceria da Prefeitura de Caraúbas do Piauí, através da Secretaria de Educação, com a Polícia Militar. Todos os alunos que concluíram o programa receberam certificados, incluindo as crianças participantes do Proerd Kids. Os alunos que se destacaram durante as aulas foram premiados.

Para a major Elizete Lima, a ação mostra a nova polícia que trabalha de forma preventiva ao invés de repressiva, começando pelas escolas e também pela família. “Queremos agradecer a todos, especialmente aos professores e aos alunos pela acolhida do Proerd aqui em Caraúbas do Piauí, pois só foi possível por que o prefeito Caburé abraçou a causa”, disse a major.

A secretária de educação Patrícia Ribeiro falou da importância do trabalho feito em parceria com a Polícia Militar. “O programa tem um papel de destaque nas politicas de combate às drogas, principalmente no ambiente escolar, e nós vamos continuar apoiando ações como estas, que beneficiei nossas crianças”, concluiu. O prefeito Caburé, com agenda em Teresina, não participou da solenidade.

Alessandra dos Santos foi uma das participantes, que além do certificado, recebeu também o prêmio pela melhor redação de sua turma. De acordo com ela, as informações que recebeu durante o curso ficaram guardadas em sua memória por um bom período. "Aprendi coisa que nunca tinha ouvido falar sobre as drogas, mas agora que sei farei um esforço para não esquecer tão cedo", revelou.

O que é o Proerd ?

O PROERD é o Programa Educacional de Resistência ás Drogas e á violência, é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso de prevenção as drogas e a violência na sala de aula de sua escola.